Águas Para Vida: reportagem fotográfica sobre os atingidos por barragens na Amazônia

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Mulher atingida pela Usina de Belo Monte. Foto: Joka Madruga.

“Águas para a vida: uma reportagem fotográfica sobre os atingidos por barragens na Amazônia” não é um projeto contra o progresso, mas a favor da vida. Idealizado pelo repórter fotográfico Joka Madruga, ele se fundamenta no interesse de propiciar às pessoas o acesso a imagens sobre a luta dos atingidos pelas barragens na região amazônica.

A fotografia pode ser entendida como arte, como protesto, como instrumento de trabalho. Neste projeto a imagem será uma narrativa contra as injustiças causadas às famílias que foram, e serão, desalojadas. E também o impacto causado no meio ambiente.

Este projeto é um apoio ao povo amazônico que será afetado pelas usinas hidrelétricas. Ele irá contribuir no registro da história desta região brasileira, ao mostrar os danos de uma barragem antes, durante e depois de ser construída.

A reportagem foi pensada de início para ser nos seguintes rios: Madeira (Jirau e Santo Antonio), Xingu (Belo Monte) e Tapajós (Complexo Tapajós). Porém é necessário registrar também os rios Teles Pires (Usina Teles Pires), Tocantins (Usina Tucurui) e Jamari (Usina Samuel).

Com a ajuda solidária de mais de 150 pessoas, está sendo possível realizar este projeto.

Colabore você também, comprando uma foto para decoração. Clique aqui para saber como ajudar.

Confira as reportagens fotográficas:

Ajude na divulgação. Compartilhe com seus contatos e em suas redes sociais.

Os registros, fotorreportagens e entrevistas estão disponíveis no blog Terra Sem Males e são repercutidos nas redes sociais e outros blogs.

Siga o Terra Sem Males no Facebook e Twitter para ajudar na divulgação da história de luta dos atingidos por barragens na região amazônica.

O “Águas para a vida” foi viabilizado com financiamento coletivo. Para contribuir acesse www.terrasemmales.com.br/fotosparadecorar

Confira aqui também as fotos na fanpage do Joka Madruga.

Terra Sem Males