Ataque de ponta

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Manoel Ramires
Terra Sem Males, coluna Avanti Palestrinos

Diz o ditado popular que comida quente e Campeonato Brasileiro se come pelas pontas. E o Palmeiras anda faminto e com os ponteiros afiados neste ano. A comprovação da sabedoria popular se deu em sua última partida contra o América-MG. Como um time da década de 1970, o verdão tem explorado muito bem as laterais e, principalmente, o drible em diagonal. Soma-se a isso a constante troca de posições dos jogadores de meio campo. Ora com Xavier caindo pela direita, ora com Dudu fazendo zigue-zague na esquerda junto com Gabriel Jesus. É um time moderno com cara de 1982. É ofensivo desde a zaga e marcador deste o centroavante.

Agora, se prato quente é comido devagar e campeonato é ganhado jogo a jogo, o Palestra tem seguido a risca o ditado. Mais do que isso, Roger Guedes tem se notabilizado por sua fome de linha de fundo e de entortar zagueiros e laterais. É verdade que Jesus fez os três gols contra o América, sendo o último anulado. Por outro lado, é mais verdade que as duas assistências partiram da habilidade e fôlego sem fim do diabo louro da Turiaçu.

Guedes é hoje o principal ponta direito do futebol brasileiro. Atrevido, parte para cima até do bandeirinha antes de colocar a bola na área. Afoito, as vezes dá chutões em direção ao gol. Consciente, tem dado passes açucarados para os definidores. Sim, é exagerado compará-lo com a versalidade de Edmundo do Palmeiras da Parmalat. Principalmente porque Guedes volta para marcar.

Do outro lado, de passe em passe, de trinca em trinca, Dudu, Jesus e Egídio vão destruindo as marcações. A situação se agrava – para os adversários – quando Tche Tche e Moisés chegam ao baile. O resultado disso são gols, muitos gols. O Palestra tem o melhor ataque do campeonato. Seu torcedor, a la 1996, já está se acostumando a comemorar as redes pelo menos duas vezes por partida. Por isso o time está na ponta de cima da tabela. E se depender dos seus pontas, de lá não deve sair.

 anuncio-tsm-posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *