Ato em defesa da Caixa 100% pública

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

No dia 27 de fevereiro, empregados da Caixa Econômica Federal do Brasil todo estarão mobilizados contra a tentativa de abertura de capital do banco. Na capital paranaense, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região irá promover um ato na agência Carlos Gomes, reforçando a luta em defesa da Caixa 100% pública. “É imprescindível que a Caixa continue sendo do povo, para que cumpra sua função social”, destaca Elias Jordão, presidente do Sindicato. As manifestações terão como slogan “Eu defendo a Caixa 100% pública”.

Abertura de capital
As primeiras notícias sobre abertura de capital da Caixa surgiram em novembro de 2014 e a primeira manifestação a respeito da presidente Dilma Rousseff ocorreu no dia 22 de dezembro. “Vou (abrir o capital da Caixa), mas é um processo demorado”, afirmou Dilma a jornalistas, após café da manhã no Palácio do Planalto, ao ser perguntada sobre a notícia de que o governo planejava uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações do banco.

Para Genesio Cardoso, representante do Paraná na Comissão de Empregados da Caixa (CEE/Caixa), o banco deve permanecer 100% público. “Repudiamos qualquer medida que possa tornar a Caixa um mero instrumento do capital para geração de lucro. A Caixa é um patrimônio de todos os brasileiros e deve continuar 100% pública e a serviço do país, atuando todos os dias para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta.

Orientação
No Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública, em 27 de fevereiro, mobilize sua agência ou unidade para fazer o debate sobre a importância do banco público. Além disso, tire uma foto de todos os funcionários com o cartaz “Eu defendo a Caixa 100% pública” (que está sendo enviado para todas as unidades) e publique nas redes sociais. As imagens devem ser postadas com a hashtag #acaixaédopovo. Envie também sua foto para o Sindicato ([email protected]) e para a Fenae ([email protected]).

Calendário de lutas:

25/02 – Audiência Pública em Brasília, proposta pela deputada federal Erika Kokay (PT/DF);
26/02 – Manifestação na Avenida Paulista, na Marcha dos Trabalhadores (São Paulo);
27/02 – Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública, em todas as unidades.

Autor: Paula Padilha
Fonte: SEEB Curitiba

Um comentário em “Ato em defesa da Caixa 100% pública

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *