Católicos realizam ação solidária com a população de rua em Curitiba

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Assim como as grandes cidades do mundo, a capital do Paraná já sofre com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Vários casos confirmados. Mas isto não impediu a solidariedade de uma parcela da sociedade com os cidadãos em situação de rua.

Foto: Joka Madruga

Motivados pelo lema da Campanha da Fraternidade 2020, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a Arquidiocese de Curitiba, na pessoa do bispo-auxiliar Dom Francisco Cota, a Pastoral do Povo de Rua e as Paróquias iniciaram ontem (27) a distribuição de lanches para as pessoas que não tem um lar e vivem nas praças e ruas curitibanas.

No primeiro dia foram entregues mais de 246 lanches e no segundo dia foram 448 para homens, mulheres e crianças. Inclusive os que tinham cães também receberam ração. O Santuário São José arrecadou 215 kits de higiene pessoal que tem: creme dental, escova, sabonete, absorvente, pente e barbeador. Destes foram distribuídas 123 kits no primeiro dia e, com novas doações, 195 no segundo dia.

Para o Padre Fábio, CR, um dos assessores arquidiocesano da Pastoral do Povo de Rua, mesmo com as dificuldades o grupo de 10 voluntários conseguiu fazer um bom trabalho. E algumas doações foram chegando de algumas paróquias, atendendo o pedido feito por Dom Francisco. “Tivemos um número considerável de irmãos em situação de rua. Cremos que este número vai aumentar e por isso buscamos mais doações e vamos nos organizar melhor. E isto vai acontecendo com o tempo”, afirma Pe. Fábio.

Ele ressaltou ainda que as equipes formadas estavam separadas umas das outras (cozinha, atendimento, separação de roupas…), seguindo as normas de higiene no combate ao coronavírus.

A atividade aconteceu no pátio da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, no centro de Curitiba.


CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DESTA ATIVIDADE

Como ser voluntário nesta ação solidária?

São várias as formas que as pessoas podem ajudar. Confira abaixo:

– Atendimento: quem não está no grupo de risco pode ir presencialmente um dia por semana, das 13h às 17h, na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões. Basta clicar aqui e preencher o formulário, que as assistentes sociais entrarão em contato.

– Doação de alimentos: eles precisam de Água, suco, chá, café, leite em pó, achocolatado em caixinha individual, suco pequeno individual, biscoitos, wafers, doces e margarina para passar no pão. Somente estes alimentos.

– Doação de roupas: elas devem estar higienizadas. Preferência para as masculinas, pois os homens são maioria.

– Doação de materiais de higiene pessoal: creme dental, escova, sabonete, absorvente, pente e barbeador.

– Doação de outros materiais: álcool gel, luvas e máscaras.

– Doação de dinheiro para compra de frutas e outros gastos: dados para depósito: Agência 5760-6 / Conta 19212-0 Bradesco / Mitra da Arquidiocese de Curitiba, CNPJ 76.648.500/0001-04. Fazer depósito identificado e enviar o comprovante para [email protected]

As doações dos alimentos, roupas e kits de higiene podem ser entregues diretamente na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa – 149, ou nas demais paróquias da Arquidiocese, mantendo sempre os cuidados sanitários.

Um comentário em “Católicos realizam ação solidária com a população de rua em Curitiba

  • 31 de março de 2020 em 22:59
    Permalink

    A igreja católica foi a única instituição à construir 450 hospitais no Brasil ,As Santas Casas de Misericórdia,mas alguns “cristãos” preferem aquela que tem tv ,radio,jatinho ,iate e palacetes .
    Esqueceram que é pelos bons frutos que se reconhece a árvore.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *