Conexão Independente: Um webdocumentário sobre a atuação independente de jornalistas como novo segmento profissional

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Em sociedade, a notícia padronizada e rotineira ganha espaço. Adquire um caráter de produto, sendo feita por interesse econômico, perdendo de certa forma a essência jornalística. Os meios de comunicação, ocasionalmente, tendem a deixar de lado um dos seus principais interlocutores e pauteiros: o público. A confiança e audiência dependem de uma imprensa pautada em opinião pública, assim abrindo espaço para um jornalismo alternativo que, ao valorizar os efeitos da reportagem e apuração rompendo barreiras de monotonia, se torna relevante.

Por este motivo, surgem portais questionadores da mídia hegemônica na busca de uma produção de conteúdo segmentada, defendendo a prática jornalística e a investigação de diferentes temas. Produzido por quatro alunos de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o webdocumentário Conexão Independente tem um simples objetivo: mostrar o mundo do jornalismo independente. Através de entrevistas e pesquisas o grupo chegou há quatro temas principais: produção de conteúdo, liberdade de expressão e redes sociais, mercado de trabalho e o futuro do jornalismo. 

A plataforma contará com vídeos, fotos e textos relacionados. Houve a participação de diversos profissionais: Alejandro Mercado, Alexsandro Ribeiro, Annelize Tozetto, Daniel Giovanaz, Ednubia Ghisi, Felipe Pontes, Flavio St Jayme, Joka Madruga, Ricardo Prestes Pazello, entre outros.

O Terra Sem Males participa deste documentário.

O lançamento ocorrerá no início de Junho deste ano e é possível acompanhar a produção pela página no Facebook: Conexão Independente.

Por Leticia Zan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *