Exposição fotográfica sobre trabalho de agentes penitenciários mostra outro lado do sistema

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Trabalho busca quebrar esteriótipos e romper os preconceitos que ainda existem com a profissão

 Mostrar o funcionamento de unidades penais com foco em quem nelas trabalham. Esse é o objetivo da exposição fotográfica “Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis”, que acontecerá na OAB-Paraná, de 13 a 26 de novembro. Na abertura da exposição, haverá uma solenidade no local para debater a importância desse servidor no cumprimento da execução penal.

Durante 40 dias, a equipe de comunicação do Sindicato dos Agentes Penitenciários visitou 17 das 33 unidades penais do Paraná para registrar o cotidiano dos servidores por meio de fotos e entrevistas.

A movimentação dentro dos presídios, os desafios enfrentados com a falta de infraestrutura do sistema, o atendimento e a relação com os encarcerados serão exibidos em 40 fotos selecionadas entre 700 imagens feitas pelo fotógrafo Joka Madruga. O trabalho busca quebrar os preconceitos e estereótipos que existem em torno da profissão do agente penitenciário. 

Iniciada na OAB, a exposição “Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis” será itinerante e vai acontecer, ao longo de 2019, em todas cidades onde existem unidades penais no Paraná (Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Londrina e Ponta Grossa).

A abertura da exposição marca também a comemoração pelo Dia do Agente Penitenciário, celebrada em 13/11. “É necessário que a população entenda o que a gente faz e qual a importância da nossa atividade pra segurança de todos”, esclarece o presidente do SINDARSPEN, Ricardo Miranda.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA OPERÁRIOS DO CÁRCERE, ROSTOS INVISÍVEIS
 

Solenidade de abertura

13/11, às 9h30.

Exposição

De 13 a 26/11, de 9h às 18h.

 A OAB fica na Rua Basilino de Moura, 253, Ahú, Curitiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *