FOTOS | Dia do Trabalhador em Curitiba reafirma vontade popular pela liberdade de Lula

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Este 1º de maio, Dia do Trabalhador, teve início com uma marcha, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, com a adesão de caravanas que chegaram à cidade para o ato nacional unificado, mas que começaram o dia em direção à Vigília Lula Livre, na região da Sede da Polícia Federal, para o tradicional Bom Dia Lula, ecoado simbolicamente pela militância todas as manhãs desde 8 de abril.

Marcha por Lula Livre nesta terça-feira, 01 de maio. Foto: Joka Madruga/Agência PT

Acesse aqui outras imagens da marcha

A partir das 14 horas, a militância se reuniu com outras 40 mil pessoas na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba, para marcar presença no 1º de Maio Unificado 2018 – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, convocado por seis centrais sindicais com o lema “Resistência Sempre”.

Ato Primeiro de Maio Unificado 2018 foi realizado na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Foto: Joka Madruga/Agência PT

Acesse aqui outras imagens do início do ato

Permeado pelas diversas bandeiras de mobilização das representações sindicais dos trabalhadores, especialmente neste primeiro período pós reforma trabalhista, o ato contra o fim dos direitos sociais, pela valorização do salário mínimo e emprego para todos, em defesa das políticas públicas e da previdência social, o mar de gente vestiu a praça de vermelho, caracterizando mais uma vez que a defesa da democracia passa pela defesa do ex-presidente Lula.

Dia das Trabalhadoras e Trabalhadores unificado das centrais sindicais, partidos, artistas e militância pela democracia e por #LulaLivre neste 1o de Maio, terça-feira, na Praça Santos Andrade, em Curitiba-PR. Foto: Joka Madruga/Agência PT

Lula é um dos pré-candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018 e o Partido dos Trabalhadores, desde o dia de sua prisão, transferiu seu diretório nacional para Curitiba e reafirmou que Lula terá sua candidatura registrada oficialmente dia 15 de agosto. Esse fato não impediu que os dois outros pré-candidatos de partidos de esquerda, Guilherme Boulos, pelo PSOL, e Manuela D´ávila, pelo PC do B, continuem subindo em palanques também defendendo o direito de Lula ser candidato e sua condição de preso político.

Manuela D’ávila no Primeiro de Maio, em Curitiba. Foto: Joka Madruga/Agência PT
Boulos no Primeiro de Maio em Curitiba. Foto: Joka Madruga/Agência PT

Ambos participaram, também em Curitiba, de ato suprapartidário, que reuniu 15 mil pessoas na Praça Santos Andrade, no dia marcado para encerramento da Caravana Lula pelo Brasil na região Sul, pouco antes da prisão de Lula ser decretada pela justiça. Boulos e Manuela também estiveram em Curitiba ainda na primeira semana de consolidação do Acampamento e Vigília Lula Livre, localizado a poucos metros da Polícia Federal. Neste Primeiro de Maio ambos marcaram presença, nesta mesma Curitiba, para fortalecer o Dia do Trabalhador como um ato político.

Acesse aqui outras fotos da participação de Boulos e Manuela deste Primeiro de Maio em Curitiba.

A tarde de terça-feira teve também grandes shows musicais, com Flavio Renegado, Beth Carvalho e Ana Cañas, que dividiram o palco com lideranças sindicais das mais diversas categorias de trabalhadores, dos diversos estados do país.

Confira abaixo algumas imagens feitas pelo repórter fotográfico Joka Madruga neste Primeiro de Maio Dia do Trabalhador em Curitiba:

Show de Flavio Renegado. Foto: Joka Madruga/Agência PT
Primeiro de Maio Unificado em Curitiba. Foto: Joka Madruga/Agência PT
Foto: Joka Madruga/Agência PT
Gleisi Hoffmann, Benedita da Silva e Lucélia Santos. Foto: Joka Madruga/Agência PT
Beth Carvalho esteve em Curitiba defendendo Lula Livre. Foto: Joka Madruga/Agência PT
Primeiro de Maio em Curitiba. Foto: Joka Madruga/Agência PT

O Terra Sem Males publica as fotos de Joka Madruga sobre a Vigília Lula Livre na fanpage. Acesse aqui. As fotos são de uso jornalístico público, desde que mantido o crédito.

Para conferir todas as matérias do Terra Sem Males sobre o Acampamento e Vigília Lula Livre, acesse aqui.

Por Paula Zarth Padilha
Fotos: Joka Madruga/Agência PT
Terra Sem Males

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *