Livro-agenda NPC 2020 faz da arte o combustível para resistir nestes tempos sombrios

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Por Najla Passos

O que o musical Roda Viva, de Chico Buarque, o romance Os Miseráveis, de Vitor Hugo, o mural Detroit Industry, de Diego Rivera, o documentário Punk in África, e o samba-enredo Histórias pra ninar gente grande, da Mangueira, têm em comum? São obras que retratam, através da arte, a história de luta e resistência dos povos contra a opressão. E ajudam a compor o livro-agenda NPC 2020: Arte & resistência.

“Juntamos a poesia, a utopia, a inteligência e a resistência nesse trabalho. A cada dia, uma nota vai levar você a conhecer, ou a se lembrar, de alguém que se indignou contra as injustiças e transmitiu através da arte a sua força. Alguém que sonhou e acreditou ser possível uma vida sem opressão e demonstrou suas ideias cantando, pintando, dançando, compondo”, afirma Claudia Santiago, coordenadora do NPC.

A agenda-livro 2020 permite uma viagem pela história por meio dos mais diversos tipos de arte. De romances cânones da literatura mundial a bordados das arpilleras, de sucessos de bilheteria de Hollywood a cordéis, corais, sambas e outras formas de arte genuinamente popular. Viaja por onde a arte e resistência possam, em tempos tão sombrios, servir de alento e ajudar muitos a continuarem resistindo.

O tema Arte e Resistência é inédito no histórico dos já tradicionais livros-agendas do NPC. “Produzir uma edição que tratasse da arte, dos artistas e da resistência política e cultural dos povos era uma ideia que me encantava. Anal, o que somos nós sem a poesia? Vida sem ela, não entendo que exista”, justifica Cláudia, a frente do projeto editorial há dez anos.

Como adquirir

Até o dia 15/10, você pode encomendar seu livro-agenda NPC na pré-venda promocional por R$ 30. Depois disso, a agenda custará R$ 40. Em ambos os casos, o frete será cobrado a parte.

Quem é do Rio pode retirá-la diretamente na sede do NPC. E quem é de fora, mas vai participar do 25º Curso Anual do NPC, de 19 a 24/11, também tem esta opção.

Mais informações, (21) 2220-5618 ou [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *