Livro fotográfico retrata as greves no ABC e São Paulo nos anos de 1978 a 1981

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Coletânea revela a reorganização dos trabalhadores, em São Paulo e no ABC, a renovação de suas lideranças, as grandes manifestações e as longas greves que desafiavam o Estado e o Capital.

O cineasta Adilson Ruiz e o fotógrafo Ennio Brauns são os organizadores deste projeto com pré-lançamento marcado para o dia 4 de julho, no auditório da Fundação Perseu Abramo (FPA), a partir das 19h, em São Paulo. O livro Máquinas Paradas Fotógrafos em Ação retrata as greves dos metalúrgicos de São Paulo e do ABC de 1978 a 1981 pelo olhar apurado de dez fotojornalistas e quatro articulistas.

Segundo Brauns, “as mobilizações dos operários metalúrgicos nas décadas de 1970/80, na Região Metropolitana de São Paulo, têm seu momento mais importante nas greves de 78/79/80. São um marco na história das lutas populares no país e a expressão de uma experiência coletiva de trabalhadores que entusiasmou grande parte da sociedade nacional. Revelam a capacidade da solidariedade na luta contra o Estado autoritário, como poucas vezes se viu na nossa História”.

O livro registra, por meio de 169 fotografias e cinco artigos, uma narrativa que combina imagens e textos, conforme nos revela Ruiz, e “recria aquele momento de luta dos trabalhadores sob a ótica de seus protagonistas: lideranças sindicais, trabalhadores anônimos, artistas, fotógrafos, cineastas, jornalistas”.

Participam da obra, com textos, Adilson Ruiz, Alipio Freire, Ennio Brauns, Renato Tapajós e Roberto Gervitz; e com fotografias, Eduardo Simões, Ennio Brauns, Hélio Campos Mello, Jesus Carlos, João Bittar, Juca Martins, Nair Benedicto, Ricardo Alves, Ricardo Giraldez e Rosa Gauditano.

Na oportunidade do pré-lançamento, será exibido o primeiro episódio da série documental para a TV Chão de Fábrica, exibida pela TVT, com a presença do diretor, o cineasta Renato Tapajós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *