Miriam Belchior garante Caixa com 100% de capital público

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Caixa anuncia estudos para abertura de capital da área de seguros.

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, 8 de abril, a presidenta da Caixa, Miriam Belchior, e o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciaram que o governo federal não vai abrir o capital da Caixa, que o banco continuará uma empresa 100% pública, e que o governo planeja vender uma fatia da Caixa Seguradora na Bolsa de Valores de São Paulo.

“A presidenta Dilma decidiu que a CAIXA continua 100% pública pela natureza dos serviços que presta, especialmente ao governo”, afirmou Miriam Belchior. “Mas o setor de seguros tem um potencial de crescimento muito grande e a CAIXA quer estar bem posicionada para aproveitar este momento”.

Em novembro de 2014, a presidenta Dilma sinalizou a jornalistas, após o evento semanal Café com a Presidenta, a possibilidade de abrir o capital do banco. A partir daí, o movimento sindical bancário iniciou uma mobilização em todo o país para defender a Caixa 100% Pública.

“Esse é o resultado da mobilização do conjunto dos trabalhadores, capitaneada pelas suas entidades de representação. Ainda estamos analisando a questão da seguridade. Nos manteremos em alerta, discutindo a importância da Caixa para o Brasil, pois ela não se vende”, disse Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com a empresa.

Entidades que defendem a Caixa 100% Pública vão manter a criação do Fórum Paranaense em Defesa da Caixa 100% Pública, que será criado durante audiência pública na Assembleia Legislativa, em Curitiba.

Saiba maisCAIXA anuncia estudos para abertura de capital da área de seguros

Por Paula Padilha
Terra Sem Males

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *