Olhar sem males: o menino com olho de pássaro

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Esta foto fiz na Volta Grande do Xingu, no Pará, região de Altamira, numa comunidade que se chama Ilha da Fazenda. O povo deste local vive entre dois grandes monstros: Belo Monte e Belo Sun, e ambos querem explorar a riqueza da região sem indenizar justamente quem lá vive.

Esta imagem faz parte do projeto Águas Para Vida, e foi a escolhida para ser o pôster da edição número 01 do Jornal Terra Sem Males, já distribuído para várias cidades do Brasil. O projeto tem retratado os atingidos pelas usinas hidrelétricas da Amazônia e as matérias publicadas aqui no site Terra Sem Males.

Para chegar até ela, percorri 50km de barco até a comunidade onde vive este garoto. De início ficaria apenas um dia e meio no local, mas ao chegar lá percebi que era pouco e precisaria de uma maior interação com as pessoas. Fiquei quatro dias. O que fez com que os companheiros do Movimento dos Atingidos por Barragens e minha gata ficassem preocupados. Mas uma ligação foi suficiente para acalmá-los. Rimos um bocado sobre isto, quando voltei para a cidade.

Numa das manhãs, algumas crianças brincavam com uma maritaca. Cheguei perto delas e comecei a fotografar. Algumas tímidas, outras mais espontâneas. Até que este menino pegou a ave e levantou para mim. Vi a cena e cliquei. Mostrei para eles as fotos e foi uma diversão e alegria ao se verem no display da câmera. Os pais então, ficaram mais faceiros que lambari na sanga.

Este clique para alguns não passa de clichê. Mas e daí? Gosto de clichês.

E esta foto é carregada de símbolos: uma criança, ribeirinha, com uma ave, um olhar incerto, um futuro incerto e muita luta pela frente.

Eu ia guardar esta foto para o livro que pretendo fazer sobre o tema, mas preferi compartilhar com vocês antes.

Joka Madruga
Terra Sem Males

Comente, compartilhe e convide teus amigos para curtir a fanpage www.fb.com/terrasemmales.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *