Paraná realiza 2ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Evento acontece simultaneamente em nove cidades do estado nos dias 28, 29 e 30

 As nove cidades do Paraná onde existem unidades penais receberão, nos dias 28, 29 e 30/11, a 2ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário. O objetivo é alertar para a necessidade de cuidados que os agentes precisam ter com a saúde.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a atividade penitenciária é a segunda mais perigosa do mundo. Uma periculosidade que eleva os níveis de estresse e a propensão ao adoecimento em decorrência da profissão.

O evento vai acontecer em Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e na Região Metropolitana de Curitiba. Serão montadas tendas para atendimento aos servidores em nove unidades penais, que concentrarão os serviços em cada uma das cidades.

Os temas abordados e os serviços ofertados durante a atividade serão sobre saúde mental, tabagismo, tuberculose, hipertensão, saúde da mulher, saúde do homem, saúde bucal, entre outros.

O evento é realizado numa parceria entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN), o Departamento Penitenciário (DEPEN-PR) e a Secretaria de Estado de Saúde (SESA), com apoio das Secretarias Municipais de Saúde. A ação faz parte das celebrações pelo Dia do Agente Penitenciário, comemorado em 13/11.

Saúde dos agentes penitenciários – Uma pesquisa realizada pelo SINDARSPEN com mais de mil agentes em todo o estado revelou que 46% da categoria possui o diagnóstico de alguma doença. Os problemas com maior incidência são pressão alta, depressão, ansiedade, estresse e insônia. Quanto ao uso de medicamentos, 48% dos agentes admitem tomar medicamentos com regularidade, dos quais 82% fazem uso de remédio para transtornos de origem psicossocial.

A pesquisa resultou na publicação Operários do Cárcere, lançada no ano passado e está disponível no link: http://www.sindarspen.org.br/arquivos/download/revista_cientifica_2016-11.pdf

Por Waleiska Fernandes

Foto: Joka Madruga/Sindarspen-PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *