População em situação de rua recebe ajuda do MST em Curitiba

Compartilhe esta notícia.

Apoie o Terra Sem Males, financie o jornalismo independente

Foto: Joka Madruga

Toda quarta-feira, por volta do meio dia, uma equipe de voluntários do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) percorrem as praças Rui Barbosa, Tiradentes, 19 de Dezembro e o Largo da Ordem, no centro de Curitiba-PR. Eles distribuem cerca de 700 marmitas, ou quentinhas em algumas regiões do Brasil, para a população em situação de vulnerabilidade na rua.

Algumas associações de moradores em bairros da periferia também recebem esta ajuda, com alimentos oriundos da reforma agrária popular. Na marmita vai arroz, feijão, salada, carne, legumes e muito amor e carinho.

Os voluntários começam o trabalho logo cedo, descascando, cortando, temperando o que será o almoço de muitas pessoas na capital paranaense. Mas nem todos que entram nas filas são pessoas que por algum motivo vivem nas ruas. Há trabalhadores do comércio que fazem deste momento uma forma de economizar do pouco salário que recebem mensalmente. É a solidariedade de classe.

Na fila, antes de pegar a marmita todos devem passar álcool 70% nas mãos e também recebem uma máscara.

O Terra Sem Males precisa da sua ajuda!

Clique aqui e seja um financiador.

Alguns dos irmãos que vivem nas ruas vieram pedir ajuda à equipe. Um deles queria ir para alguma casa de apoio e recuperação, outro queria tirar os documentos para procurar um trabalho. Foram orientados a ir num local que tem mais condições de ajudá-los com estas solicitações.

Há várias iniciativas do povo organizado para ajudá-los, mas ainda enfrentam grandes problemas como falta de banheiro e água potável. As autoridades fecham os olhos, mas a sociedade civil organizada está articulada em busca destes direitos para eles.

Confira abaixo as imagens feitas pelo repórter fotográfico Joka Madruga, que acompanhou a equipe no dia 17 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *