Porto Velho recebe o IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

De 12 a 17 de julho será realizado na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho (RO), o IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Cartaz do IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra.

O evento irá reunir cerca de mil pessoas de todas as regiões do país, entre agentes de Pastoral, trabalhadores e trabalhadoras rurais, comunidades tradicionais e militantes dos mais diversos movimentos sociais. Com o tema “Faz escuro, mas eu canto” e “Memória, Rebeldia e Esperança dos pobres do campo”, a CPT celebra, também, seus 40 anos nesse ano.

A CPT surgiu em 1975, fruto da indignação de pessoas ligadas à igreja, diante da violação dos direitos de povos indígenas e de comunidades de posseiros que tinham seus territórios invadidos por grandes empresas que se estabeleciam na Amazônia, com o apoio e estímulo dos governos militares, que concediam a elas fartos incentivos fiscais para ali se estabelecerem. E se estabeleciam com a exploração do trabalho de milhares de trabalhadores de outras regiões, que foram submetidos a condições semelhantes à de escravos.

Hoje a situação dos homens e mulheres do campo não é melhor do que naquele tempo. Vive-se um período em que poucas luzes se descortinam no horizonte. Mas, a determinação e a garra permanecem. Por isso foi escolhido como tema/lema do Congresso: “Faz escuro, mas eu canto” e “Memória, Rebeldia e Esperança dos pobres do campo”.

Os Congressos da CPT

A decisão de realizar Congressos foi tomada na assembleia geral da CPT em 1999, no bojo de um processo de avaliação da Pastoral.  Nesta oportunidade estabeleceu-se que os Congressos deveriam definir os grandes eixos da ação da CPT e que a maior parte dos participantes deveria ser de trabalhadores e trabalhadoras. Os congressos se tornaram o espaço privilegiado para a CPT ouvir os trabalhadores, suas angústias, a pressão que sofrem e também suas conquistas. Ouvir deles também o que pensam da própria CPT, o que dela esperam. Já se realizaram três Congressos. O primeiro em Bom Jesus da Lapa, Bahia, em 2001; o segundo, em 2005, na Cidade de Goiás e o terceiro, em Montes Claros, Minas Gerais, em 2010.

Informações:

Cristiane Passos (assessoria Equipe de Comunicação do Congresso) – (69) 9368-1171

Acesse todas as informações do Congresso aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação do IV Congresso da CPT

Um comentário em “Porto Velho recebe o IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *