PROGRESSÕES: Governo Richa faz campanha com direitos dos servidores

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

O governo Beto Richa divulgou ontem [31] a liberação do pagamento de progressões e promoções devidas nas carreiras de mais de 50 mil servidores. Em discurso à imprensa, o governador enfatizou o respeito da gestão pela categoria. Mera campanha diante de um tratamento à base da força, na imposição.

Com desgaste decorrido do descaso com que trata os servidores, o governador não tem o direito de utilizar a palavra “respeito” como reflexo da sua gestão em relação aos servidores.

Desde 2014, Beto Richa tem imposto retrocessos à população do Paraná e intensificado os ataques aos servidores. O “respeito” chegou ao seu ápice no fatídico 29 de abril de 2015. Debaixo de bombas de gás, os trabalhadores acompanharam a aprovação dos saques dos fundos previdenciários. 214 feridos na luta em defesa de seus direitos.

Os recursos da Paranaprevidência são utilizados, agora, para honrar compromissos que nada mais são direitos garantidos em Lei a todos os servidores, e não benefícios concedidos. Ora, o equilíbrio das contas do Estado foi garantindo com dinheiro do bolso dos servidores. Os saques de 150 milhões por mês provam a irresponsabilidade do governo com o futuro, com a profunda descapitalização do fundo. Hoje, o que aparenta ser a solução para pagar os mais de 33 mil servidores é, na verdade, comprometer o futuro do sistema de previdência.

O “respeito” do governo segue com o calote do reajuste. Mesmo com arrecadação aumentando mês a mês, abril fechou em 13% de crescimento na receita, Beto Richa insiste em mostrar como “respeita” os trabalhadores do estado: desde janeiro deve 8,53%, da reposição da inflação, aos salários a todos os servidores. Beto Richa deixou de pagar o reajuste de 2016 e o de 2017. E em 2018 vem mais um golpe no reajuste.

Com essa nova economia, à custa dos servidores do estado, certamente o pagamento de direitos de atrasados será exposto como “modelo de gestão”. Beto Richa não faz mais que a obrigação de nos pagar o que nos deve.

 

Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores do Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *