São José dos Pinhais é palco de Festival Infantil de Capoeira

Compartilhe esta notícia.

Festival vai reunir cerca de 300 crianças e jovens praticantes do esporte e contará com a participação de grandes nomes da capoeira no Brasil.

No próximo dia 29 de abril, sábado, a partir das 9 horas, acontece em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, mais uma edição do Festival Infantil de Capoeira Deixa o Menino Jogar, promovido pela Associação Deixa o Menino Jogar – ONG que desenvolve trabalhos sociais com crianças e jovens de comunidades carentes por meio da prática da capoeira e da valorização da cultura afro-brasileira – e pelo Grupo Capoeira Brasil PR, ambos coordenados pelo Formado Robson Pinheiro, professor de capoeira responsável pelo grupo no Estado.

A programação conta com palestras, oficinas, contação de histórias, apresentações culturais e terá como tema “Manoel dos Reis Machado – Mestre Bimba”, capoeirista baiano mundialmente reconhecido por profissionalizar o ensino e a prática da capoeira como esporte nacional. Dentre os convidados para palestrar e ministrar as oficinas, estarão o Mestre Malla, de Primavera do Leste-MT, que falará sobre “Superação, a capoeira sem limites”; o Mestre Senzala, de Palhoça-SC, que ministrara a oficina “Berimbau de bambu”; e Mestre Itapoan, de Salvador-BA, ex-aluno de Mestre Bimba e que irá contar sobre sua experiência como discípulo de um dos grandes mestres de capoeira da história.

“Esta será uma grande oportunidade de discutir a inclusão social de crianças e jovens por meio do esporte, promover o desenvolvimento social humano da comunidade, além da possibilidade de trocar experiências com grandes referências da capoeira”, afirma Robson Pinheiro, coordenador do evento.

O IX Festival Infantil Deixa Menino Jogar acontece no Ginásio Max Rosemann, na Avenida Rui Barbosa, 4997, em frente ao terminal rodoviário do Bairro Afonso Pena, e conta com apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), por meio do edital Profice 2017, Governo do Estado do Paraná e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.


Capoeira Fazendo Escola

Nos dias 27 e 28 de abril, também no Ginásio Max Rosemann, a partir das 19 horas, acontece um evento de preparação para o IX Festival Infantil Deixa o Menino Jogar, que é o Capoeira Fazendo Escola. Voltado para adultos, esse evento visa preparar professores de capoeira que já desenvolvem trabalhos com crianças, assim como os alunos aspirantes, a trabalharem com a metodologia de ensino da capoeira.

As oficinas abordarão a capoeira no universo infantil, brincadeiras lúdicas, jogos de atenção, de flexibilidade, entre outros, com profissionais renomados na prática do esporte de diferentes localidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Cuiabá e Curitiba. Esse evento é realizado pela Associação DMJ, Grupo Capoeira Brasil – PR, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Mais informações sobre os eventos ou como apoiar essas ações, visite o site www.deixaomeninojogar.com, ou entre em contato pelos telefones (41) 3384-6214, (41) 98404-9777, (41) 99108-4993, ou pelos e-mails [email protected], [email protected].

______________

Aldy Coelho 
Deixa o Menino Jogar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *