Snowden, o filme

Compartilhe esta notícia.

Estreamos hoje no Terra Sem Males – Jornalismo Independente – a coluna sobre economia, política, ciência e meio ambiente “Dicas do Professor Dowbor”

Por Ladislau Dowbor
Terra Sem Males e dowbor.org

Para inaugurar a coluna, começamos com a sugestão do filme Snowden, de Oliver Stone, muito bem montado, que apresenta um dos desafios mais importantes e subestimados da atualidade: a universalização e individualização do sistema de informações sobre todas as pessoas do planeta, utilizando os nossos computadores, celulares, comunicações no facebook ou outros meios sociais, pesquisas no google, compras no cartão etc. Está se gerando a sociedade do controle e vigilância (surveillance).

É filme, mas acompanha rigorosamente o histórico do processo. E não é coisa “lá de cima”: na era do poder corporativo, implica na perda de um emprego, no seguro mais caro, na negação de um crédito. Deep Mind da Google, para dar um exemplo (não está no filme), adquiriu do sistema de saúde britânico o acesso às fichas médicas de toda a população, e tem acordos de colaboração com a NSA americana e a GCHQ britânica.

Confira abaixo o trailler:

 

anuncio-tsm-posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *