UFPR abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Agricultores familiares, comunidades tradicionais, quilombolas ou indígenas, assentamentos da reforma agrária, grupos de mulheres e produtores agroecológicos ou orgânicos têm prioridade.

UFPR vai comprar alimentos da agricultura familiar para restaurantes universitários. Foto: Joka Madruga.

Está aberta até a próxima terça-feira, dia 21 de julho, a chamada pública da Universidade Federal do Paraná para adquirir alimentos da agricultura familiar para abastecimento dos quatro restaurantes universitários da instituição.

O edital é para a aquisição de 87 toneladas de alimentos por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), pelo período de um ano.

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, para participar do edital, os agricultores familiares devem estar organizados em cooperativas ou associações que tenham a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional Fortalecimento de Agricultura Familiar (DAP) especial de pessoa jurídica. Cada família poderá vender até R$ 20 mil para a universidade, independentemente se já participar de outra modalidade do PAA ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Agricultores familiares, comunidades tradicionais, quilombolas ou indígenas, assentamentos da reforma agrária, grupos de mulheres e produtores agroecológicos ou orgânicos têm prioridade na apresentação de propostas. As organizações interessadas devem solicitar o edital pelo e-mail [email protected]

Desde 2012 a UFPR adquire alimentos da agricultura familiar pelo programa do MDS. Mas a novidade também chega em 2015 para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), que até o ano passado comprava produtos de grandes atacadistas via licitação.

Por Paula Zarth Padilha
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Terra Sem Males

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *