Versão online do Jornal Terra Sem Males sobre Reforma Agrária

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

Já saiu a quinta edição do Jornal Terra Sem Males, sobre o tema da Reforma Agrária. O repórter fotográfico Joka Madruga e a jornalista Paula Zarth Padilha foram a Quedas do Iguaçu (PR) no início de fevereiro deste ano para preparar essa edição com reportagens especiais sobre a questão agrária na cidade.

O jornal aborda a vida e luta das famílias que moram nos acampamentos Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, e Herdeiros da Terra, em Rio Bonito do Iguaçu, ambos formados em terras da União que a empresa Araupel utiliza para a monocultura de pinus e eucalipto. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra defende que a área é uma das mais férteis da América Latina e, por pertencer à União, deve ser desapropriada para a reforma agrária.

O Terra Sem Males também conversou com famílias do assentamento Celso Furtado, resultando na outra abordagem do jornal: a região de Quedas é referência na produção leiteira e, somente na área dos assentados, que um dia já estiveram acampados, são produzidos três milhões de litros de leite por mês. O próprio município já articula a instalação de uma cooperativa de laticínios para beneficiamento da produção de leite e que irá incluir os trabalhadores oriundos do MST.

O sonho da reforma agrária, que começa nas dificuldades da vida em acampamento, é justificado pelo sucesso da produção da agricultura familiar constatada nos assentamentos.

Todas as fotos dos nossos jornais impressos estão disponíveis para decoração. E o lucro é revertido para custear novas edições. Saiba mais aqui.

Veja abaixo a versão online:

Todas as matérias produzidas pelo Terra Sem Males sobre o tema podem ser acessadas aqui.

Para ver as edições anteriores, clique aqui.

anuncio-tsm-posts

3 comentários em “Versão online do Jornal Terra Sem Males sobre Reforma Agrária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *