30 fotos sobre solidariedade em tempos de pandemia

Neste Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, 560 famílias do Sabará, região Sul de Curitiba, receberam alimentos e 100 cargas de gás em ação de solidariedade. As entregas ocorreram no Centro de Integração Social Divina Misericórdia (CISDIMI), ao longo de toda a manhã deste sábado.
Com o nome “Plantar Solidariedade para Defender a Vida”, a atividade reuniu doações de alimentos in natura vindos de comunidades da reforma agrária e de cestas doadas individualmente e por entidades sociais, sindicais e religiosas. Os diferentes segmentos da classe trabalhadora e da sociedade se uniram em solidariedade a quem mais precisa de ajuda neste período de pandemia da Covid-19, com altos índices de desemprego e fome.
Cerca de 50 pessoas também participaram do mutirão para a construção da Agrofloresta Papa Francisco, no mesmo local, inaugurada nesta manhã. A maior parte do grupo integra o coletivo Marmitas da Terra e a Escola Latino Americana de Agroecologia, do Assentamento Contestado, da Lapa. Pelo menos 10.600 mudas de legumes, verduras e temperos, além de 200 mudas de árvores frutíferas e nativas foram plantadas em uma área de 3 mil metros de áreas.
As entidades que promoveram a ação foram o Centro de Assistência Social Divina Misericórdia (CASDM) – mantenedora do CISDIMI; MST; Sindicatos dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (PR/SC); Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato/Núcleos Curitiba Norte e Sul); Partido dos Trabalhadores do Paraná (PT); Coletivo Marmitas da Terra; Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR); Comissão da Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba e Produtos da Terra.
Confira abaixo as fotos produzidas pelo repórter fotográfico Joka Madruga.






























Assista a inauguração da Agrofloresta Papa Francisco

![]() |
![]() |
Lindas fotos e imagens do Terra sem males.
Esses são fatos gratificantes que nos trazem esperança diante de tanta insensibilidade
Parabéns, pelo magnífico trabalho das entidades envolvidas!!! São estes valores humanos de solidariedade, trabalho coletivo e amor ao nosso semelhante que nos enchem de alegria e energia para continuar lutando por um Brasil e um mundo melhor!!!
Só creio num mundo sem fome com incentivo a trabalhadores rurais familiares com produção de orgânicos. A iniciativa do MST é gigante diante de tanta crueldade com os mais pobres. Dêem terras a esses famintos de Hoje e serão os benfeitores de amanhã, até que não aja mais fome.
É uma pena que estes gestos e ações não saiam no Jornal Nacional….