Audiência e exposição lembram 40 anos do Dia da Terra Palestina

Compartilhe esta notícia.

Por Júlio Carignano
De Cascavel-PR

Nesta quarta-feira, 30 de março, é comemorado o Dia da Terra Palestina. E como menção a data a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizará uma Audiência Pública convocada pelo mandato do deputado estadual Chico Brasileiro (PSD). O evento está agendado para às 9 horas, no plenarinho da Alep.

Os vereadores do PCdoB, Paulo Porto (Cascavel) e Nilton Bobato (Foz do Iguaçu) e o presidente da Sociedade Palestina de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, foram convidados para fazerem relatos sobre a missão de solidariedade que participaram na Palestina em novembro do ano passado.

A intenção da audiência pública, segundo o deputado Chico Brasileiro, é debater propostas que aproximem o Estado do Paraná à Palestina, como os projetos de cooperação, convênios e irmandade entre municípios paranaenses e palestinos.

Paralelo a audiência pública também será realizada a exposição fotográfica “Um olhar sobre a Palestina”, no Espaço Cultural da Alep, como imagens de autoria de Paulo Porto feitas durante a missão.

“Foi um privilégio conhecer o povo Palestino, um privilégio poder – ainda que de forma rápida – registra-lo imageticamente. Voltamos desta Missão com a certeza da justeza desta luta pelo reconhecimento do Estado Palestino, uma luta que não apenas me defesa do mundo árabe, mas em defesa da humanidade”, comenta Paulo Porto.

40 anos

O Dia da Terra, que completa 40 anos em 2016, refere-se as ocupações israelenses e o confisco de milhares de hectares de terras, especialmente no Triângulo palestino e nas regiões da Galiléia onde viviam a maioria dos palestinos nos territórios ocupados em 1948.

Em 30 de março de 1976 foi declarada uma greve geral, contra o confisco de terras em todo território da Palestina ocupado em 1948, desde a Galiléia, no norte, até Negev, no sul, e as manifestações se estenderam à Cisjordânia, Faixa de Gaza e aos campos de refugiados. Na oportunidade seis palestinos foram assassinados, centenas de feridos e milhares de presos.

Desde então os palestinos lembram o 30 de Março, o Dia da Terra que unificou os palestinos em defesa de seu território.

anuncio-tsm-posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *