Blogueiros lutam pelo fortalecimento da comunicação popular

Colabore com o jornalismo independente, compartilhe.

O advogado e blogueiro Tarso, registrando a greve dos servidores do Paraná, no dia 05 de maio de 2015. Foto: Joka Madruga

Na próxima sexta-feira, 12 de junho, começa o 3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná (#3ParanáBlogs), organizado pela recém criada Associação Paraná Blog (dos Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná).

Em entrevista ao Terra Sem Males, o advogado Tarso Cabral Violin, Presidente da organização e autor do Blog do Tarso, defendeu a democratização da mídia. “Temos que mexer na mídia tradicional e fortalecer a blogosfera independente”, afirma. Confira a entrevista:

Terra Sem Males – Qual a importância do encontro para os blogueiros?

Tarso Cabral Violin: O Encontro Estadual de blogueiros e ativistas digitais está em sua terceira edição e neste ano irá discutir as questões de democratização da mídia; as questões judiciais que envolvem blogueiros, já que sofremos com ações e nem todos sabem como se defender; e vamos discutir o massacre do dia 29 de abril, cometido contra os professores pelo governador Beto Richa, além de debater o avanço do conservadorismo no país.

Você acredita que a democratização dos meios de comunicação é possível?

Nós temos que fortalecer a blogosfera independente, que é uma das soluções, mas também temos que mexer na mídia tradicional. Os jornais não são considerados serviços públicos, mas TV e rádio sim e a Constituição proíbe oligopólios. A mídia como serviço público deve ser regulamentada. As emissoras de rádio e TV do país não podem continuar nas mãos de apenas sete famílias, como ocorre hoje.

Qual a importância dos blogs de notícia independentes na informação alternativa às mídias tradicionais?

A gente infelizmente ainda não é páreo para os grandes veículos de comunicação. Tudo isso que está acontecendo no Paraná nesse ano de 2015 com a greve dos professores e as apurações de notícias que enfraquecem o governador ocorreu porque a RPC e a Gazeta do Povo apoiaram. Após a reeleição do Beto Richa, a Globo começou a questionar o governador com uma força muito grande, agregando todas as forças do estado. Mas os blogs e ativistas digitais também tiveram papel essencial, com o uso de todas as redes sociais e sites da blogosfera.

Quantos blogs independentes e progressistas atuam no Paraná?

Nós não temos esse levantamento, mas a Associação Paraná Blogs conta com 30 pessoas e os encontros de blogueiros têm a participação de até 200 pessoas, e não é só de blogueiros que se autoproclamam progressistas. Mesmo que tenha um posicionamento mais conservador, mas ativistas em geral que defendam a democratização da mídia fazem parte da Paraná Blogs. E também queremos expandir mais para o interior do estado.

A Paraná Blogs convida a todos os ativistas digitais, que discutem temas de interesse público nas redes sociais, como política, cultura, comunicação para participar do #3ParanáBlogs e ajudar na divulgar o evento. 

O 3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná (#3ParanáBlogs) será realizado sexta e sábado, dias 12 e 13 de junho, na sede da APP Sindicato, em Curitiba. Acesse aqui a programação completa e informações sobre inscrições.

Por Paula Zarth Padilha
Terra Sem Males

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *