BR Cidades retoma articulação de mobilização por políticas urbanas em Curitiba

Compartilhe esta notícia.

Debate com diversos atores sociais propõe encarar crise conjuntural como possibilidade de retomada de pensar as cidades para a construção de um novo projeto de país

Curitiba sedia na noite desta terça-feira, 15 de maio, o encontro de articulação do projeto BR Cidades, que também ocorreu simultaneamente em São Paulo, tendo como uma de suas entidades fomentadoras o Instituto Democracia Popular (IDP).

O encontro teve início com uma videoconferência com a arquiteta Ermínia Maricato, direto da prévia São Paulo do BR Cidades, que acredita na retomada de debates como também de luta, de esperança e de reconstrução da democracia no Brasil a partir das cidades.

José Ricardo Vargas de Farias apresentou o projeto BR Cidades, como uma articulação inicial da Frente Brasil Popular a partir de debate com diversos representantes de entidades, mas que extrapolou o alcance da FBP, para aglutinar diversas forças políticas. “O objetivo principal é refletir criticamente sobre o projeto de reforma urbana, criar espaço de discussão e debate para retomar o processo de mobilização.

A advogada Mariana Auler, do IDP, explicou que a ideia é retomar uma construção programática de pensar as cidades considerando esse momento de crise conjuntural que o Brasil vive, destacando a intenção de abrir margem para a implantação de processos criativos mas considerando o acúmulo de formulação de reforma urbana dos últimos 30 anos. “Nós temos dificuldades de olhar o passado mas a reforma urbana pautou legislações que não temos que abrir mão”, disse. Ela situou a importância do debate local diante da polarização e generalização dos debates políticos nacionais.

“Os debates locais acabam sendo preteridos e na cidade tudo acontece”, afirma. Mariana apresentou os convidados para debater os eixos para pensar com mais afinco uma programática própria para pensar as cidades com depoimentos sobre experiências sobre o que deu certo, quais ferramentas são utilizadas e quais os principais erros para pensar novas formulações.

A prévia Curitiba do BR Cidades é também encontro preparatório para o Fórum Nacional do projeto, que acontece em São Paulo entre os dias 22 e 24 de junho.

A programação da noite inclui o debate pelos eixos moradia; lutas urbanas e direito à cidade; e participação, planejamento e política urbana.

Por Paula Zarth Padilha
Instituto Democracia Popular

One thought on “BR Cidades retoma articulação de mobilização por políticas urbanas em Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *