Colunista do Terra Sem Males Aline Maria é mais uma vítima da Covid19

Foto: Joka Madruga
É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Aline Maria Dos Santos Silva, nossa colunista, por complicações causadas pela doença Covid19.
Oriunda de uma família de militantes do MST, ela é mais uma vítima do genocídio em curso no Brasil. Se as milhões de doses de vacinas ofertadas ao governo tivessem sido compradas ela não teria partido tão cedo.
Ela continuará a nos inspirar na luta por um mundo melhor, onde todas as pessoas possam viver com dignidade e justiça.
Aline iniciou em abril deste ano, em parceria com a Eduarda Domingues, a coluna Mulheres Camponesas, onde escreveram dois artigos: “Mulheres camponesas: tecendo a luta e a resistência!” e “A Rede de Combate a Violência Doméstica do MST/SP é uma iniciativa necessária”.
Toda solidariedade aos companheiros e companheiras da família Santos Silva e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Uma mulher camponesa
Aline Maria Dos Santos Silva era advogada popular, defensora dos direitos humanos e da democracia, formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná – Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária – atuava em defesa dos direitos das mulheres camponesas e direitos previdenciários rural, combatia a violência doméstica e promovia a agroecologia. Atualmente ela era mestranda pela Universidade Federal do Paraná sobre área de concentração. Era colunista do Terra Sem Males desde abril de 2021.
Deixa 3 filhos, Renatinha, Karen e João. Aline tinha 42 anos.
Solidariedade
Entidades e amigos prestam homenagens a Aline:
Nota de pesar da UFPR
A Faculdade de Direito e o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná receberam com muita tristeza a notícia do falecimento da nossa aluna Aline Maria dos Santos Silva. Aline era formada por nossa faculdade pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e atualmente cursava mestrado. Essa formação era um dos seus vários sonhos e projetos, Aline tinha muito a realizar, era uma lutadora sensível das causas sociais e ambientais, defensora da agroecologia e dos direitos das mulheres do campo. Uma aluna dedicada, mãe de três filhos, uma filha, uma amiga, cujo sorriso calmo acolhia a todos nós. Que sua família seja confortada nessa hora difícil. Descanse em paz querida e dedicada aluna da UFPR! Toda a nossa solidariedade aos familiares das vítimas da COVID-19 no país!
Nota do MST de São Paulo
Clique aqui para ler.

![]() |
![]() |
Matéria tendenciosa dos canhotos.