Encontro de blogueiros começa com debate sobre ofensiva conservadora

Compartilhe esta notícia.

Ualid Rabah, Roberto Requião e Tadeu Veneri falaram sobre cenário atual

Mesa de debate com Requião, Ualid Rabah e Tadeu Veneri. Foto: Joka Madruga

Na noite desta sexta-feira, 12 de junho, a Associação de Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná deu início ao 3º Encontro de Blogueiros #3ParanáBlogs. O assunto da 1ª mesa, sobre a ofensiva conservadora e o massacre no Paraná, foi abordado nos cenários estadual, nacional e internacional.

Ualid Rabah, diretor de relações institucionais da Federação Árabe Palestina do Brasil, iniciou relacionando o avanço conversador no mundo com a guerra do petróleo, como ocorreu nas eleições presidenciais de 2014. “A grandiosa ofensiva conservadora começou nas eleições presidenciais de 2014 para tomar a maior reserva energética não renovável. O ataque à Petrobrás foi decisivo para o avanço conservador”.

Ualid Rabah, diretor de relações institucionais da Federação Palestina do Brasil. Foto: Joka Madruga

Rabah citou as regiões onde existem reservas petrolíferas, como Venezuela e demais países da América Latina, Arábia Saudita e outros países do Oriente Médio, e Rússia. Ele citou uma coincidência: “Estados Unidos e Europa são os que mais compram petróleo e os que mais vendem armas”.

O deputado estadual Tadeu Veneri iniciou relatando que o avanço conservador no Paraná começou no mesmo momento que Bandeirantes vieram ao Estado para levar índios e negros como mercadoria. “A construção do nosso estado é um pouco isso, poucos avanços de liberdade num grande período de conservadorismo”.

Deputado estadual Tadeu Veneri. Foto: Joka Madruga

Falando sobre o cenário atual, Veneri defendeu a importância da ação do dia 12 de fevereiro, quando a Assembleia Legislativa foi ocupada pelos professores em greve, que impediram a votação das mudanças na aposentadoria da categoria, tanto quanto da data do massacre, em 29 de abril. Ele chama os dois cenários de ação e reação, respectivamente.

Veneri acredita que não foi construído no Paraná um cenário de oposição e que o governo Richa é um espaço de construção conservadora. “As políticas do Paraná não são diferentes das construídas em São Paulo e Minas Gerais. Richa está mais para garoto propaganda do governo do que para governante”, afirma o deputado.

O senador Roberto Requião defendeu que o ativismo digital deve partir para a propaganda. “Precisamos de blogueiros como intelectuais orgânicos. Temos que identificar a situação que estamos vivendo”. Requião leu um texto sobre como ele acredita que devem atuar os blogueiros e ativistas digitais, com o intuito de provocar uma reflexão mais profunda aos progressistas.

Senador Roberto Requião. Foto: Joka Madruga

Após as exposições, na abertura das intervenções e debates, o público entoou “Fora Beto Richa”.

A primeira mesa foi coordenada pelos advogados e ativistas digitais do Paraná Blogs Tânia Mandarino e Tarso Cabral Violin.

O Encontro de Blogueiros continua nesta sábado, 13 de junho, na sede da APP Sindicato, em Curitiba, a partir das 9h30.

Acesse aqui a programação completa.

Saiba mais: Tempo Real: Confira a abertura do #3ParanáBlogs

Por Paula Zarth Padilha
Terra Sem Males

One thought on “Encontro de blogueiros começa com debate sobre ofensiva conservadora

  • 18 de outubro de 2015 em 16:46
    Permalink

    Estava procurando saber sobre isso, ótimo blog obrigado. Já adicionei aos favoritos!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *