Encontro estadual relata violações de direitos no Paraná

Compartilhe esta notícia.

Encontro Paranaense de Direitos Humanos é realizado em Curitiba. Foto: Joka Madruga.

A organização Terra de Direitos e a Plataforma Dhesca organizam, nesta sexta e sábado, 31 de julho e 01 de agosto, em Curitiba, o Encontro Paranaense de Direitos Humanos, para promover o diálogo e a rearticulação de entidades visando o monitoramento de políticas públicas. 

A assessora jurídica da Terra de Direitos, Maiara Bitencourt de Lima, explicou que a organização do encontro foi motivada após o massacre do dia 29 de abril. “Com o governador Beto Richa e o ex-secretário de segurança pública Fernando Francischini e o cenário de violações diárias de direitos humanos a gente percebeu que estava na hora da cidade realmente buscar uma rearticulação que enfrente esse retrocesso que a gente vem vivendo”, explica.

Maiara Bitencourt, assessora jurídica da Terra de Direitos. Foto: Joka Madruga.

Os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) Pedro Carrano e Joka Madruga, que também atuam pelo Terra Sem Males, participam do encontro. “Ficamos impressionados com os relatos de desrespeito contra os direitos humanos no Paraná, em relação aos moradores de rua, à população LGBT, nos presídios, entre tantos outros casos. O Sindijor está convencido a se somar no fortalecimento da luta por direitos humanos e na criação de espaços como o de hoje”, relata Carrano.

O Sindijor também apresentou dados de violações de direitos. “Apresentamos o dossiê já elaborado pelo sindicato, enfatizando duas questões: as perseguições sofridas por jornalistas no Paraná, ataques vindos do Estado ou mesmo de políticos locais nas cidades do interior, além do descaso e abandono da mídia pública, que prejudica o direito à comunicação”, finaliza Pedro Carrano.

Além da organização Terra de Direitos, o encontro é promovido pelas seguintes entidades: Plataforma DHesca Brasil, Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (Cress – PR),  Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Hélder Câmara e Dom da Terra.

O encontro continua nesta sexta à tarde e no sábado pela manhã.

Por Paula Zarth Padilha, com informações de Joka Madruga e Pedro Carrano.
Terra Sem Males

One thought on “Encontro estadual relata violações de direitos no Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *