Greca faz antigoverno

Compartilhe esta notícia.

Blocos descartam apoio da Prefeitura de Curitiba e dizem que vão manter pré-carnaval com próprios recursos.

Mal começou e o governo de Rafael Greca já constrói a característica de ser voltado para a elite curitibana, sendo incapaz de atender as demandas de Curitiba. O novo prefeito terá que se esforçar muito para consolidar uma imagem de bom gestor que brevemente baterá a porta do Palácio 29 de Março. No choque de realidade, no entanto, as pessoas questionarão se a nau da sua gestão tende a afundar novamente.

 

Política baixa

Os piores políticos tendem a tentar esconder ou apagar os feitos de seu antecessor. Os políticos medianos optam por se apropriar de uma obra ou realização e dar uma nova roupagem. Greca parece ter feito a primeira opção. Ao fechar guarda volumes para moradores em situação de rua na Praça Osório, ele acaba com uma política de inclusão, preferindo a higienização da pobreza. Ele disse que iria apagar a gestão de Gustavo Fruet e está fazendo literalmente. Tanto que o site da Prefeitura de Curitiba não exibe mais citações do ex-prefeito. A vilania, descoberta pelo Paraná Portal, foi minimizada como uma “falha técnica” do ICI. Na ânsia de encontrar um inimigo em que possa depositar seus futuros e presentes erros, toda a população sai prejudicada.

 

Culpem os outros

Aliás, o ICI também foi responsabilizado pelo erro na página da gestão que colocava o Secretário de Governo Jamur como titular da Secretaria de Mulheres. Pasta essa extinta por Greca. Equívoco “consertado”, as mulheres perdem as políticas públicas que avançaram na gestão Fruet de forma extraordinária, como a Casa da Mulher Brasileira. As “damas”, no lugar do empoderamento, restam o amor, como pregou Greca na campanha.

 

Sem circo

Greca, aliás, pratica o antigoverno. As únicas ações propositivas em sua gestão foram abrigar correligionários do governo Beto Richa em seu secretariado e no segundo escalão da prefeitura. É um governo de pouco e para poucos. Quanto ao povo, seja a classe média ou o pobre, suas ações foram cancelar oficina de música e o pré-carnaval. No entanto, ele não fala quanto foi economizado. Tampouco para onde migrou esse dinheiro. Não diz por que não pode. A lei proíbe transferência de recursos discricionários.

 

Bobo da corte

A decisão de cancelar o pré-carnaval vai deixar Greca sem máscara. Os blocos de rua, que antes não tinham incentivos financeiros, decidiram manter o espírito do carnaval, que é subverter a ordem e realizar uma festa popular. O bloco Garibaldis e Sacis já anunciou que a programação está mantida e que suas micaretas vão ocorrer, independente do aval do Rei Momo.

 

Diz o bloco: “Garibaldis e Sacis está realizando ensaios abertos desde o ano passado e já esteve na vilinha, no Bairro Alto, na Praça do Semeador, Sitio Cercado e nas Ruínas São Francisco, Largo da Ordem, no próximo domingo estaremos em São José dos Pinhais e logo anunciaremos todas as nossas saídas”.

 

Deixem ele dormir

Na noite de ontem (12), Greca mandou fazer uma fiscalização dos bares na Rua Vicente Machado, tradicional local de jovens, estudantes e baladeiros. É porque ele mora por perto e não gosta do agito. Resta saber se a operação se repetirá na Avenida Batel ou no Alto da XV, onde se proliferam bares com mesma característica. Ou ainda se o prefeito vai levar “ordem e sossego” para os risca faca da vida nas vilas.

Na página do prefeito no Facebook, um internauta reclamou da higienização da galera: “É muita hipocrisia e uma nítida falta de conhecimento querer dizer que a noite não tem valor para a cultura de uma cidade e para o desenvolvimento econômico da mesma”, criticou.

 

Na manteiga

Se Greca quer mostrar firmeza com uns, para outros, deve tratar na manteiga. É o caso das empresas de ônibus, que choram um aumento e que o prefeito, carinhoso, deve conceder aos seus apoiadores de campanha. Como um porre, Greca quer se esquecer das diversas irregularidades de um contrato pensado e assinado por seus padrinhos políticos: Richa e Ducci.  O problema é que a população não está disposta a pagar a conta desse banquete e Greca vai ter dor de cabeça.

_______

Manoel Ramires
Terra Sem Males
Pinga-fogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *