HSBC: Um mês após acusação de manipulação de dados, nova lista é divulgada

Compartilhe esta notícia.

Palácio Avenida, sede do HSBC no Brasil, em Curitiba. Foto: Joka Madruga/Seeb Curitiba.

Neste sábado, 14 de março, o Portal UOL divulgou uma imensa lista de nomes dos chamados “barões da mídia”, e nomes de jornalistas brasileiros, que estariam envolvidos no caso conhecido como Swissleaks.

No dia 19 de fevereiro, o portal de notícias Brasil 29 divulgou uma denúncia do jornalista brasileiro Amaury Ribeiro Junior, que acusou o UOL de manipulação na divulgação de dados relacionados à agência do HSBC em Genebra, na Suíça. O banco inglês é acusado que lavagem de dinheiro ao omitir dos países de origem contas milionárias de diversas personalidades internacionais, que teriam o objetivo de fraude fiscal.

Os dados sobre o escândalo do HSBC foram divulgados no mundo todo por um grupo de jornalistas pertencentes à ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos). Ocorre que Amaury Ribeiro Junior fazia parte do ICIJ, mas não teve acesso às informações, que no Brasil estão sendo repassadas exclusivamente ao UOL. Em fevereiro, Amaury pediu o desligamento do ICJI.

O jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, declarou que “As reportagens sobre o acervo de dados têm sido produzidas de acordo com a relevância jornalística e interesse público relacionado aos nomes que aparecem nos arquivos do HSBC. Não haverá divulgação generalizada de toda a lista”. E neste sábado divulgou nomes de brasileiros, incluindo de donos do portal.

Saiba Mais: Autor do livro “A Privataria Tucana” denuncia esquema na divulgação do HSBC. 

22 empresários de mídia e 7 jornalistas estão na lista do HSBC

Por Paula Padilha
Terra Sem Males

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *