Jornalista da Veja é punida por plágio quando trabalhou no Paraná

Compartilhe esta notícia.

Denúncia partiu de 23 jornalistas que tiveram matérias copiadas.

O Conselho de Ética do Paraná, ligado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), comprovou as denúncias de plágio contra a jornalista Joice Hasselmann. Ela atualmente trabalha na Veja São Paulo e a comprovação do plágio é referente ao período que trabalhava no Paraná. Joice publicava notícias copiadas de outros colegas, sem dar os créditos, no Blog da Joice.

O parecer final do Conselho de Ética identificou o plagio da jornalista em 65 reportagens, escritas por 42 profissionais diferentes, somente entre os dias 24 de junho e 17 de julho de 2014. A denúncia foi feita por 23 jornalistas. A apresentadora da TVeja foi a primeira jornalista a ser punida por plágio no Paraná.

O Sindijor-PR vai levar o caso ao Comitê Nacional de Ética. A jornalista Joyce Hasselmann não pode mais exercer seu direito como jornalista vinculada ao SindijorPR, e jornalistas prejudicados podem encaminhar processos civis contra a profissional. Joice Hasselmann, além de infringir artigo do Código de Ética, feriu a legislação de direito autoral.

Por Paula Zarth Padilha
Terra Sem Males, com informações do Sindijor-PR