Livro “29 de abril repressão e resistência” será lançado na noite desta quinta pela APP

Compartilhe esta notícia.

 Evento terá mesa de debate sobre criminalização dos movimentos sociais

Por Paula Zarth Padilha
Terra Sem Males

Em evento conjunto realizado na noite desta quinta-feira, 28 de abril, a APP Sindicato promove o lançamento do livro “29 de abril: repressão e resistência”, com uma mesa de debates sobre o uso do judiciário pelo Estado para criminalizar os movimentos sociais e sindicais.

De acordo com Walkíria Olegário Mazeto, diretora educacional da APP Sindicato, o livro surgiu com a intenção de registrar o que foi o embate entre servidores e o Estado que culminou com o massacre de 29 de abril. “O livro traz também uma reflexão sobre como o estado capitalista se coloca e se utiliza de sua estrutura na repressão aos movimentos sociais e sindicais e como o sistema de justiça atua para que isso aconteça”, explica.

A obra conta com três artigos: o professor de história da Universidade Federal do Paraná Luiz Fernando Lopes Pereira traz o olhar da narrativa histórica do dia 29 de abril; o advogado Tarso Cabral Violin faz a análise do dia 29 a partir do direito administrativo; e o professor da Unicamp Giovani Alves faz análise a partir das raízes autocráticas do estado brasileiro e de como ele se mantém.

O livro também publica as peças jurídicas sobre o dia 29 de abril, para caracterizar como o sistema de justiça foi utilizado para impedir entrada da população na Assembleia Legislativa, derrubar recursos de servidores, e a utilização da justiça pelo Estado para ferir o direito de ir e vir, de livre acesso e de manifestação.

Debate rememora massacres

Com a presença de João Pedro Stédile, o debate sobre a criminalização dos movimentos sociais terá um ato para rememorar alguns massacres contra trabalhadores, povos e movimentos sociais ocorridos no Brasil. Os casos serão apresentados e será feita a análise jurídica desses casos.

Evento Memórias de Abril
Lançamento de livro e debate sobre criminalização dos movimentos sociais

Data: quinta-feira, 28 de abril
Horário: 19 horas
Local: APP Sindicato
(Av Iguaçu 880 Curitiba)

anuncio-tsm-posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *