Morre Dom Pedro Casaldáliga, o bispo que lutou por uma terra sem males

Compartilhe esta notícia.

Na manhã deste sábado (8), Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), faleceu em um hospital de Batatais (SP) com insuficiência respiratória. Ele sofria de Mal de Parkinson.

Pedro, como ele gostava de ser chamado, foi uma pedra no caminho do latifúndio. Dedicou sua vida na luta pelos direitos dos oprimidos, em especial os povos indígenas. Sua visão de mundo e seu modo de inculturação escandalizou muita gente, em especial os conservadores de sua própria Igreja. Pois ele via Jesus Cristo nos pobres, diferente daqueles que acham que Cristo vive somente em altares pomposos.

Pedro difundiu a cultura do anel de tucum, um símbolo para quem defende a vida, os direitos humanos e as causa populares. Um anel que “queima”.

Ele também ajudou a criar a Missa da Terra Sem Males, uma celebração estruturada em sete movimentos musicais, compostos pela Abertura, Memória Penitencial, Aleluia, Ofertório, Rito da Paz, Comunhão e Compromisso Final. Esses sete movimentos são divididos em dois grandes momentos, a Memória Penitencial e o Compromisso Final. Uma missa que nos abre os olhos para um compromisso com o Evangelho na luta do povo.

A notícia da morte foi comunicada pela Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil) e pela Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), ordem religiosa para qual Pedro dedicou sua vocação ao sacerdócio.

Confira a nota na íntegra:

A Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) comunicam o falecimento Dom Pedro Casaldáliga Pla, CMF, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) e Missionário Claretiano, ocorrido neste  dia 08 de agosto de 2020, sábado, às 9:40 horas (horário de Brasília), na cidade de Batatais, estado de São Paulo, Brasil.”No final do meu caminho me dirão:- E tu, viveste? Amaste?E eu, sem dizer nada, abrirei o coraçãocheio de nomes” – Dom Pedro Casaldáliga

Informações detalhadas com:
Pe. Ronaldo Mazula, CMF, celular/WhatsApp (11) 9.7173-7755, com Pe. Brás Lorenzetti, CMF, celular/whatsApp (16) 99257-6513 ou ainda 16 99176 8284(Pe. Luiz Botteon).No site www.claretiano.edu.br/dompedro 
Nas redes sociais (https://www.instagram.com/casaldaliga_claretiano/ e https://www.facebook.com/pedro.casaldaliga.184) 

O velório acontecerá em três locais: 

1 – Em Batatais – SP
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado, no dia 08 de agosto de 2020, a partir das 15 horas na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos, situada à rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais, São Paulo, Brasil. Informações: 16.3660-1777.
A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, no endereço acima e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0. O link estará aberto para que outros veículos de comunicação possam retransmitir.

2 – Em Ribeirão Cascalheira – MT
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo. Informações: telefone 66 – 98420 – 2253 Pe. Tiago.

NOTA DE FALECIMENTO – Dom Pedro Casaldáliga Pla, o profeta do Araguaia, fez sua passagem3 – Em São Félix do Araguaia – MT
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia. 


SEM PREVISÃO DE DIA, POIS ANTES PASSARÁ POR RIBEIRÃO CASCALHEIRA. Informações: com Pe. Saraiva telefone: 31 – 99677 – 4875.

Assista aqui, a partir das 15h do dia 09, a Missa de exéquias de Dom Pedro Casaldáliga, CMF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *