Olhar Sem Males: PREÇO DA TARIFA DE ÔNIBUS MAIOR QUE O LITRO DE GASOLINA EM CURITIBA

Compartilhe esta notícia.

Joka Madruga
Terra Sem Males

A primeira edição impressa do Brasil de Fato-PR tinha como matéria de capa a questão do transporte público em Curitiba. Me foi confiada a tarefa de produzir uma foto para ilustrar o texto e para a capa. Tenho várias imagens de arquivo sobre o tema, mas resolvi que deveria ser um material exclusivo, pois o Brasil de Fato faz parte da minha história como comunicador popular.

Graças a Deus tenho uma companheira que é mais que companheira, é minha outra metade. Ela sabia da pauta a mim confiada. E enquanto seguíamos para a quadra onde ela iria treinar para o Torneio de Futsal Feminino do Sindijor-PR, percebeu uma cena que poderia render uma boa foto. Parou o carro e fiquei à espera. A ideia era fotografar um ônibus numa esquina tendo ao fundo a placa de preços de um posto de gasolina. Assim faria uma alusão ao preço da tarifa do transporte público de Curitiba com o litro de gasolina.

Fiquei ali parado, mas o tempo não estava a nosso favor. Ela tinha horário para chegar no futebol. Então resolvi ir até a estação tubo que havia ao lado. Chegando lá comecei a conversar com o cobrador. Para minha surpresa, ele entendia de fotografia. Falou de equipamentos, da época do filme, de revelar na câmara escura. E enquanto a prosa rolava fui clicando e fiz a foto deste post. Ela não foi escolhida para a capa, mas consegui o que queria: comparar os preços. E creio que ela não deveria ficar guardada nos arquivos.

Quando cheguei em Curitiba, em 1998, o preço da passagem do transporte coletivo era bem menor que o litro de gasolina. Tirem suas conclusões. Até a próxima.

publicidade-concursosfotografia_jokamadruga

anuncio-tsm-posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *