Povo Sírio é o que mais migra para o Brasil

Compartilhe esta notícia.

Dados do Ministério da Justiça aponta aumento dos refugiados.

Sírios tentam sair na fronteira com o Líbano. Foto: Leandro Taques
Sírios tentam sair na fronteira com o Líbano. Foto: Leandro Taques

O Comitê Nacional de Refugiados (Conare) divulgou dados referentes aos refugiados no Brasil. O povo que mais tem migrado para o país são os sírios. São 2077 refugiados nos últimos quatro anos. O principal motivo é a guerra. Os sírios são seguidos pelos angolanos (1.480), colombianos (1.093), congoleses (844) e libaneses (389). O levantamento não inclui informações sobre os haitianos, uma vez que essas solicitações de refúgio têm sido analisadas pelo Conselho Nacional de Imigração para autorização da permanência por razões humanitárias, de acordo com a Agência Brasil.

Os números apresentados pelo Conare revelam que a quantidade de refugiados dobrou em quatro anos. Aumentou de 4.218, em 2011, para 8.400, em 2015. As principais causas dos pedidos de refúgio são violação de direitos humanos (51,13%,) perseguições políticas (22,5%), reunião familiar (22,29%) e perseguição religiosa (3,18%).

Dia Mundial Humanitário

Muitos não tem documentos e acabam "refugiados" dentro da própria Síria. Foto: Leandro Taques
Muitos não tem documentos e acabam “refugiados” dentro da própria Síria. Foto: Leandro Taques

Os dados sobre refugiados são divulgados hoje (19), por causa do Dia Mundial Humanitário. Essa data foi escolhida por recordar o dia em que sede da ONU em Bagdá foi bombardeada em 2003. No atentado, atribuído a Al Qaeda, 22 pessoas perderam suas vidas – entre elas o embaixador Sérgio Vieira de Mello.

Manolo Ramires
Terra Sem Males

anuncio-tsm-posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *