Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná lança campanha pela valorização das mulheres

Compartilhe esta notícia.

Por Waleiska Fernandes
 
Quase 10% das agentes penitenciários do Paraná são do sexo feminino e dos 3.400 agentes masculinos, 75% são casados. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná lança uma campanha de comunicação pela valorização das mulheres no ambiente de trabalho e na vida doméstica.
 
Com o tema “Elas merecem respeito todos os dias”, durante todo mês de março os agentes penitenciários receberão mensagens nas redes sociais que alertem aos homens da necessidade de se combater práticas machistas, muitas vezes naturalizadas no dia a dia, como elogios inconvenientes no trabalho, piadas ofensivas e falta de colaboração no ambiente doméstico.
 

A ideia da campanha é abordar a importância de valorizar as mulheres, lembrando que muitas vezes externamos um preconceito culturalmente aprendido e que nem nos damos conta do quanto pode ofender ou agredir alguém, como duvidar da capacidade intelectual de uma colega só porque ela é mulher ou fazer comentários invasivos sobre o corpo de uma mulher.  

A campanha também vai abordar a importância de colaboração dos homens dentro do ambiente doméstico. “Valorize a sua esposa. Ela é sua companheira de vida”, diz a peça, Há ainda peças que encorajam as agentes a denunciarem eventuais práticas de violência doméstica que sofram de seus companheiros. “A gente sabe que muitas vezes uma mulher vítima de violência em casa não denuncia o marido ou namorado por vergonha dos julgamentos que pode sofrer. Queremos mostrar que ela não está sozinha”, explica a presidente do SINDARSPEN, Petruska Sviercoski.

 
A campanha consiste em cartazes que estão sendo fixados nas unidades penais, matérias para o site e peças para redes sociais, como Facebook e WhatsApp.
 

Se você quer ajudar, pode fazer compartilhando o conteúdo que será disponibilizado pelo SINDARSPEN ao longo do mês.

Veja abaixo uma das peças da campanha:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *