Sismuc realiza sabatina com candidaturas à Prefeitura de Curitiba

Compartilhe esta notícia.

por Manoel Ramires
Terra Sem Males

Sindicato espera que candidatos à vereador também assumam compromisso com os municipais.

O Sismuc realiza no dia 17 de setembro uma sabatina com os candidatos à Prefeitura de Curitiba. O evento ocorre na APP-Sindicato, a partir das 15 horas, e busca aprofundar o debate com as candidaturas sobre a gestão da cidade. No evento, o sindicato vai entregar carta compromisso com o que considera essencial para administração da cidade e fortalecimento do serviço público diante do cenário de crise. Além de seu documento, o Sismuc também entrega outras duas cartas compromissos. Uma delas é da Confederação dos Servidores Municipais (Confetam); a outra foi formulada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). A intenção dessas cartas é nacionalizar o debate municipal, principalmente tendo em vista alterações na organização e financiamento do serviço público.

Para a sabatina, o Sismuc convida os nove representantes que postulam o cargo de prefeito municipal. No ofício encaminhado às campanhas, o sindicato lista cinco itens prioritários para os servidores: fortalecimento e reorganização do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC), compromisso com a saúde do trabalhador buscando evitar adoecimentos e melhorar condições de trabalho, debate sobre a carreira do funcionalismo público e valorização profissional, realização de novos concursos públicos e inibição das terceirizações e discussão sobre o orçamento público.
A sabatina será composta por três momentos. No primeiro, o Sismuc realiza abertura do evento, expondo o que o sindicato considera importante para melhorar a vida dos servidores municipais e atendimento à população. Na segunda parte, cinco perguntas serão feitas aos candidatos. A ordem de resposta a cada pergunta será sorteada na hora do evento. Cada candidato terá até três minutos para responder a questão.

Após as perguntas realizadas pela direção do sindicato, cada candidato ainda terá outros três minutos para expor sobre qualquer assunto que julgue conveniente. A sabatina, destaque-se, não abrirá o microfone para perguntas da plateia. Já os pedidos de resposta a qualquer ofensa ou ataque pessoal será analisado pelo departamento jurídico do Sismuc e concedido ao final de cada bloco. O tempo para isso será de um minuto.
Ao fim do debate, o Sismuc entrega duas cartas compromissos da entidade. Na primeira, prefeito assumem compromisso com a plataforma dos trabalhadores municipais. Essa carta é composta por onze pontos que tratam, entre outros, de salário, carreira e condições de trabalho. Já a segunda carta traz sugestões da entidade para a administração da cidade em tópicos como políticas sociais, transparência e participação popular e combate a discriminação de raça e gênero.

Entidades
Tanto as candidaturas ao Executivo Municipal quanto ao legislativo também podem assumir compromisso com as plataformas da Confetam e da CUT. A Confetam destaca dez prioridades para os prefeitos. Entre elas, políticas afirmativas e anti-discriminatórias. Já a Central reforça 17 temas prioritários que abarcam as propostas que desejamos ver transformadas em políticas públicas e valorizadas pelas próximas gestões municipais.

anuncio-tsm-posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *