Terra de Direitos e estudantes da UFPR iniciam campanha pela comunidade quilombola Paiol de Telha

Compartilhe esta notícia.

Paiol de Telha é o primeiro território quilombola reconhecido pelo Incra no Paraná. Foto: Carolina Goetten, Brasil de Fato Paraná.

No próximo sábado, 21 de março, a organização de direitos humanos Terra de Direitos e estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciam campanha de arrecadação de materiais básicos de higiene, lonas e alimentos para o acampamento Barranco da comunidade quilombola Paiol de Telha.

A Comunidade Quilombola Paio de Telha se subdivide em 4 núcleos de organização: Assentamento, Guarapuava Urbano, Reserva do Iguaçu e Barranco. O núcleo Barranco é o acampamento localizado no município de Reserva do Iguaçu e fica à beira do Território da Comunidade.

Serão recolhidas nos campi da UFPR e na sede da Terra de Direitos doações de lonas, alimentos não perecíveis, leite em pó e produtos de higiene básica (papel higiênico, absorventes, sabonetes, fraldas diversos tamanhos).

Paiol de Telha
A comunidade quilombola Paiol de Telha é o primeiro território quilombola reconhecido pelo Incra no Paraná. O território foi reconhecido num ato simbólico realizado no dia 21 de outubro de 2014. Mais de 30 comunidades quilombolas estão com processo de titulação em andamento no estado.

Cerca de 300 famílias foram expulsas de forma violenta das terras em 1970, por imigrantes que fundaram no local a Cooperativa Agrária Agroindustrial Entre Rios, uma grande produtora de commodities na região. Os integrantes da comunidade quilombola habitavam o espaço desde 1860, quando 11 trabalhadores escravizados foram libertados pela proprietária da terra, Balbina Francisca de Siqueira, e receberam o território como herança.

Saiba mais: Paiol de Telha é o primeiro território quilombola reconhecido pelo Incra no Paraná

Participe da campanha

Período: de 21 de março à 10 de dezembro de 2015
O que doar: Lonas, alimentos não perecíveis, leite em pó, produtos de higiene (papel higiênico, sabonetes, absorventes, fraldas diversos tamanhos).
Onde doar: Universidade Federal do Paraná (Reitoria, Santos Andrade, Deartes, Comunicação, Agrárias, Botânico e Politécnico) ou Sede da Terra de Direitos (Rua Des. Ermelino de Leão, 15 – cj. 72 – Centro – Curitiba, PR).

Por Paula Padilha
Terra Sem Males

2 thoughts on “Terra de Direitos e estudantes da UFPR iniciam campanha pela comunidade quilombola Paiol de Telha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *