GV Inferior | Tropeçando nos lanternas

Compartilhe esta notícia.

Por Roger Pereira
Terra Sem Males

O Atlético tem, no próximo final de semana, em Salvador, partida decisiva para sua aspiração de terminar o Campeonato Brasileiro no G6, com vaga garantida na Libertadores. Enfrenta o Vitória, 17º colocado, para tentar quebrar a sequência de oito derrotas fora de casa, sem marcar nenhum gol. Se não pontuar fora, adeus Libertadores.

Mas o retrospecto do Furacão contra os times da zona do rebaixamento é pior que sua média no campeonato. Em 21 pontos disputados até agora contra Vitória, Figueirense, América e Santa Cruz, o rubro-negro conquistou 10. Média de 47%, enquanto seu aproveitamento no campeonato é de 52%. Para piorar, o Atlético é o único entre os times que estão brigando pela 6ª vaga na Libertadores que perdeu fora de casa para os três piores times do campeonato (Santa, Figueira e Coelho) e até sua brilhante campanha em casa teve um tropeço justamente diante do Vitória, empate em 1 a 1.

Principal adversário na disputa por essa vaga, o Corinthians, por exemplo, somou 13 de 21 pontos possíveis contra os quatro últimos até agora. Média de 61%, enquanto seu aproveitamento no torneio é de 51%. Diante dos virtualmente rebaixados Santa Cruz e América, foi implacável, venceu tanto em casa quanto fora.

O Grêmio tem os mesmos 61% de aproveitamento contra os times da ZR. Marcou 11 de 18 pontos que disputou, enquanto sua média geral é de 49%. De quebra, o time gaúcho, mesmo que agora dividindo as atenções com a Copa do Brasil, ainda tem jogos para fazer contra as duas piores equipes do campeonato. Pega, nas cinco últimas rodadas, o Santa Cruz fora e o América em casa, podendo aumentar bem esse aproveitamento e ameaçar a 6ª posição do Furacão.

Três pontos atrás do Atlético na classificação do campeonato, o Fluminense é quem tem o melhor retrospecto contra os lanternas. Não perdeu de ninguém. Marcou 15 dos 21 pontos que disputou, um aproveitamento de 71%, que lhe mantém na briga pelo torneio continental.

Enquanto Corinthians, Grêmio e Fluminense (principalmente o tricolor carioca) não se complicam contra os times da ZR e somam pontos mesmo fora de casa, o Furacão se enrosca na rabeira, o que pode custar a tão sonhada vaga. Vale lembrar que Corinthians e Fluminense ainda fazem confronto direto contra o Atlético, ambos jogando em casa.

 

anuncio-tsm-posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *