“Vaquinha” online arrecada recursos para reforma da biblioteca da Ocupação Tiradentes em Curitiba

Compartilhe esta notícia.

 
Em uma semana, a campanha de arrecadação de recursos para a reforma da biblioteca popular Carolina Maria de Jesus já atingiu 15% da meta.
 
O Levante Popular da Juventude organiza, desde o início de 2016, uma biblioteca popular na Ocupação Tiradentes, uma das quatro ocupações urbanas  localizadas na região da Vila Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Assim como as demais construções da comunidade – casas, comércios e outras organizações – a sede da Biblioteca Popular Carolina Maria de Jesus é bastante precária. O barraco, construído de material compensado encontra-se com várias aberturas nas paredes e no teto, fazendo com que molhe o interior da biblioteca em dias de chuva.
 
Com o intuito de melhorar o espaço, preservar os livros e demais materiais e equipamentos, além de oferecer um atendimento adequado e seguro à população que frequenta a biblioteca, em sua maioria crianças e adolescentes,  o Levante lançou uma campanha de arrecadação online.
 
Com o recurso arrecado será reformado o barraco da biblioteca, compradas estantes para organização dos livros e adequada a rede elétrica.
 
Falta tudo
 
O nome dado ao projeto de atuação nas ocupações urbanas é “Castelo de Madeira”, em referência à música de mesmo nome do grupo “A Família”. 
 
Assim como o contexto evidenciado na música, nas ocupações falta tudo: asfalto, rede elétrica pública, rede de água e esgoto, iluminação pública, assim como alternativas de educação, cultura e lazer.
São cerca de 1200 famílias na luta pelo direito à moradia. 
 
A biblioteca, neste contexto, é uma forma de levar literatura e educação para a população, em especial, crianças e jovens. São mais de 2 mil livros para empréstimo e leitura no local, além de atividades de reforço escolar, contação de histórias entre outras atividades.
 
Doações
Quem quiser colaborar com a campanha e com o trabalho que vem sendo desenvolvido na Ocupação Tiradentes pode acessar o link da campanha no endereço: https://www.kickante.com.br/campanhas/reforma-da-biblioteca-da-ocupacao-tiradentes.
 
As doações podem ser desde R$10 até o limite de R$450 a cada vez, podendo o pagamento ser feito por meio de cartões de débito e crédito ou por boleto bancário. 
 
Por Vanda Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *