Veneri cobra melhorias no transporte de Curitiba e RMC

Compartilhe esta notícia.

Por Manoel Ramires
Terra Sem Males

O transporte coletivo em Curitiba e região metropolitana deve ser um dos principais temas do período eleitoral. O custo da passagem, a qualidade do serviço e a desintegração já são debatidas pelos pré-candidatos. Pensando nisso, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) fez um pedido de informações sobre a “origem e o destino” dos usuários. Veneri quer ter um panorama de como está o problema. Para o pré-candidato, esse estudo já devia ter sido feito há muito tempo.

“Essa licitação (em 2010), que acabou favorecendo as mesmas empresas que já operam o sistema há quarenta anos, deveria ter sido balizada por esse diagnóstico para que soubéssemos a real situação da necessidade de deslocamento na capital e municípios vizinhos”, destacou Veneri.

A Pesquisa Origem Destino é realizada pela URBS desde o dia 8 de abril. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Fruet, que é candidato a reeleição. “A necessidade dessa pesquisa foi muito comentada, mas ela jamais foi feita. É um levantamento muito importante, que vai balizar todo o planejamento do transporte nos próximos anos”, destacou o prefeito.

Veneri, por outro lado, reclamou da má gestão municipal e estadual. O deputado destacou que parte dos recursos públicos para o transporte coletivo vieram do governo federal, com incentivo para frota, mas que os investimentos municipais ao transporte coletivo não acompanharam esse processo. Em Curitiba, a mudança mais recente no transporte foi a criação de faixas exclusivas para ônibus. O que é pouco, na avaliação do deputado: “Atualmente, é impossível que as pessoas se sintam atraídas pelo transporte público”, disse Veneri.

anuncio-tsm-posts

One thought on “Veneri cobra melhorias no transporte de Curitiba e RMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *